Dicas do Arteiro

Todo semana o Arteiro Artesanatos traz uma dica nova de como Limpar, Tratar, Cuidar e Reparar os Moveis e Madeiras


Dica da semana:

1- Efetuando a limpeza periódica

Limpe o exterior dos móveis com um pano macio, sem fiapos. Evite usar seu pano de louça para limpar detergente ou de gordura. As melhores escolhas

Não use panos que tenham bordas ou fios soltos. Estes podem prender em lascas de madeira, nos encaixes entre as peças e acessórios. Você pode umedecer o pano limpo ligeiramente com água morna. Limpe uma área pequena de cada vez, secando imediatamente. Recomenda-se umedecer o pano apenas o bastante para fazer a poeira aderir-lhe. O pano não deve estar úmido a ponto de molhar a madeira. Se acumular água na superfície da madeira, o pano está úmido demais.ou secar os móveis. Ele pode conter restos de

incluem uma camisa velha, fraldas, pano de prato, flanelas. O pano não deve ter nenhum fecho, botão, zíper ou emenda grossa que poderia riscar as superfícies dos móveis.

2- Manchas Utilize sabão neutro suave, não alcalino e água. Seque completamente com um pano macio e lustre levemente, seguindo o sentido da textura ou veio da madeira. Após utilize lustra móveis com silicone que, além de limpar, fornece uma camada protetora e impermeabilizante. Para limpar o interior dos móveis, simplesmente limpe com um pano ou esponja úmidos e seque. Não utilize água em excesso. A limpeza com um pano seco é abrasiva e causará danos ao produto ao longo do tempo. Um pano seco não removerá realmente a poeira.

Manchas de café, de gordura, sucos ou refrigerantes, por exemplo, podem levar a deteriorização do móvel. As superficiais podem ser removidas com uso de produtos de limpezas comuns ou com polimento.

Existem no mercado, produtos específicos para tirarem manchas de gordura, como por meio de polimento e cera. Já as manchas que penetram no filme da tinta dificilmente podem ser retiradas e o móvel deve ser repintado.

3- Como tirar riscos da madeira:

Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa húmida ou seca, dando de seguida um pouco de cera para polir, com um pano macio, para recuperar o brilho inicial.

Para riscos profundos, pode usar várias camadas de verniz transparente até preencher a zona danificada. Poderá ser necessário tratar toda a superfície caso exista uma grande quantidade de riscos ou a se a sua profundidade for grande.

4 - Como polir um móvel para lhe dar um brilho intenso ou reavivar cores perdidas:

Para um perfeito polimento, terá que usar vários produtos à base de álcool ou goma-laca. Apesar destes produtos apresentarem um grande brilho, têm a desvantagem de não resistir convenientemente à humidade e ao calor. No centro de um tecido branco, coloque um algodão para polimento. Coloque produto de polir no algodão e embrulhe-o no pano. Depois pressione o pano contra a madeira para sair o produto em excesso. No outro lado do pano, deite algumas gotas de óleo de linhaça e esfregue a superfície de madeira com movimentos em forma de 8. Se vir que o produto de polir está a subir no pano, aumente a pressão, juntando mais liquido caso seja necessário.

Deixe secar, cerca de seis horas e forme um novo conjunto com uma camada dupla de tecido. Agora coloque-lhe álcool e esfregue com suavidade no sentido dos veios da madeira.

5 - Como encerar um móvel para o proteger e dar brilho:

Para retirar as camadas antigas de cera, use palha de aço (número zero ou número 1), juntamente com aguarrás. Pode, como alternativa, usar um produto decapante para ceras. Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano.

Quando a madeira do móvel estiver visível, tire a gordura e limpe a superfície com um pano embebido em amónia ou amoníaco. Poderá tapar pequenos buracos ou fissuras com massa de enchimento ou então betume, da mesma cor. É conveniente colocar um pouco mais do que necessário nas ditas fissuras para depois poder passar com uma lixa de grão fino (200-400).Para aplicar a cera, use palha de aço fina (número 00-000), fazendo movimentos circulares e fazendo pouca pressão sobre o móvel. Se a madeira for muito porosa é conveniente que sejam aplicadas várias camadas. Continue a encerar até que seja visível uma película de cera. Por fim deixe secar e puxe o brilho do móvel com a ajuda de um pano macio.

6 - Como aplicar óleo num móvel para o limpar convenientemente:

O óleo de cedro ou o óleo de linhaça são os mais indicados para uma limpeza adequada dos seus móveis. A sua aplicação é bastante simples:

Após colocar um pouco de óleo de cedro ou de linhaça no móvel, passe um pano suave e sem pêlos sobre o móvel, no sentido dos veios da madeira. Deixe secar 24 horas e por fim passe novamente com um pano.

Fonte dicascaseiras